Nome do gênero Cubismo Grafite Surrealismo Pop Art
Época Surgiu em 1907 Década de 1970 Surgido entre 1919 e 1924 Década de 1950
Características Três dimensões; Busca pelos múltiplos pontos de vista; Ênfase na Forma e Estrutura; Cores mais sóbrias e/ou opacas, etc. Arte de rua; Três dimensões ; Estilo livre; Fazem críticas sociais; Possuem cores vibrantes, etc. Pensamento livre; Criação de uma "realidade paralela"; Automatismo; Cenas irreais; Valorização do inconsciente, etc. Aproximação da arte com a vida cotidiana; Cores intensas e vibrantes; Ironia e crítica; Serigrafia; Cultura Pop, etc.
Contexto Esse movimento aconteceu em uma época marcada por inovações tecnológicas, quebra com o pensamento tradicional e tensão política que precedeu a Primeira Guerra Mundial O grafite surgiu em 1970 em Nova Iorque. Quando alguns jovens começaram a marcar as paredes, com o passar do tempo essa habilidade com as latas de spray foi evoluindo Aconteceu logo depois da Primeira Guerra Mundial. A Europa estava em reconstrução. Como resultado da guerra e da derrota alemã, novos países surgiram e outros confirmaram seu poderio. Crescimento da cultura de consumo e a proliferação da mídia de massa, como revistas, televisão e cinema.
Principais artistas Pablo Picasso e Georges Braque Aryz e Edgar Muller Salvador Dalí e René Magritte Andy Warhol e Roy Lichtenstein
Obras Guernica (Pablo Picasso)

Maisons de L’ Estaque (Georges Braque)
Balloon Girl (Banksy)

The Flower Thrower (Bansky)
A Persistência da Memória (Salvador Dalí)

O Filho do Homem (René Magritte)
Marilyn Monroe (Andy Warhol)

Drowning Girl (Roy Lichtenstein)
Relevância artística Romper com os padrões clássicos que existiam no seu período. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade. Imprimindo sua marca no panorama intelectual e artístico, procurando valorizar os poderes da intuição e criação. Buscava evidenciar a crise da arte do século XX através de um retorno à arte figurativa.